Imprimir
узнать погоду
here

O prefeito de Barra do Jacaré, Adalberto de Freitas Aguiar, o Berano, tomou uma decisão extrema para livrar o município dos escorpiões. Ele vai decretar Estado de Emergência para poder contratar uma empresa que faça a coleta dos animais, que são da família dosaracnídeos.

Segundo Berano, a cada dia, aumenta o número de moradores recamando do surgimento de escorpiões em suas casas. “Estamos enfrentando uma verdadeira infestação. Já apareceu escorpião até no Posto de Saúde. É comum aparecer pessoas procurando atendimento médico por causa das picadas. Graças a Deus ainda não aconteceu uma tragédia, como em um município da nossa região, onde uma criança morreu por causa de uma picada de escorpião”, contou.

Berano disse que já levou o problema para a Secretaria Estadual da Saúde e também para a 19ª Regional de Saúde, sediada em Jacarezinho, porém, segundo ele, não houve ajuda.  “Recebemos apenas orientações para manter os quintais limpos, sem entulhos de construção, nem madeira e outros materiais que servem de criadouro para esses animais. Mas precisamos de uma medida eficaz, urgente. Sei que não existe veneno que acabe com eles, mas é possível coleta-los e assim interromper o ciclo de procriação. Por isso quero contratar uma empresa especializada nesse trabalho.

Quero resolver esse problema logo, antes que algo de muito ruim aconteça”, avisou lembrando que já o aconselharam a colocar galinhas nos quintais porque elas costumam se alimentar de escorpiões. “Mas essa não é uma solução para casos de infestação, como o que está ocorrendo aqui. Mesmo porque os escorpiões têm hábitos noturnos e as galinhas dormem cedo”, comentou.

O prefeito ainda contou que há varias medidas que precisam ser tomadas na cidade, mas que está enfrentando dificuldades por causa do limite de gastos com a folha de pagamento. “Já atingimos o índice prudencial, e com isso nossas ações estão limitadas.

A cidade toda está precisando de serviços, mas não temos pessoal. As estradas rurais precisam ser recuperadas, mas nossos maquinários estão precisando de reparos. Vou me reunir na próxima semana com a promotora de Justiça KeleCristiani Diogo Bahena, coordenadora do Núcleo Regional de Trabalho de Proteção ao Patrimônio Público do Norte Pioneiro, sediado em Santo Antônio da Platina, para ver o que ela me orienta”, contou acrescentando:“É por isso que vou decretar estado de Emergência para contratar uma empresa para combater os escorpiões da cidade. Não temos pessoal para fazer o serviço”, disse.

INFESTAÇÃO

Barra do Jacaré tem um histórico antigo com escorpiões. Em 2013, um estudo feito no município pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) constatou que entre janeiro e março daquele ano foram capturados 1.502 escorpiões durante visitas a cinco locais na zona rural e 20 na zona urbana. Ainda conforme o levantamento, entre 2007 e 2013, pelo menos 37 pessoas foram picadas por este tipo de animal. Na época, a COMDEC atribuiu as infestações ao clima instável e de altas temperaturas.

A espécie dos escorpiões que vivem em Barra do Jacaré é aTityusserrulatus (Escorpião Amarelo) com características hermafroditas, o que facilita a reprodução. O veneno deste animal pode provocar acidentes graves e até a morte, principalmente, de idosos e crianças.

 

купить смартфон самсунг
гостиницы Ялты